Ex-presidente do INSS é preso em operação contra descontos ilegais.
O ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, foi preso em uma operação da Polícia Federal. Ele está sendo investigado por um esquema de descontos ilegais aplicados em aposentadorias e pensões.
Essa ação faz parte da nova fase da Operação Sem Desconto. A operação foi realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU).
A investigação revela que uma organização criminosa estava aplicando descontos não autorizados nos benefícios previdenciários. Essa prática é considerada grave e pode acarretar sérias consequências.
Stefanutto foi afastado da presidência do INSS no início do ano. Ele foi demitido oficialmente em abril, após o início das investigações.
Na operação desta quinta-feira, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão. Também houve 10 mandados de prisão preventiva em 15 estados e no Distrito Federal.
Os envolvidos são suspeitos de crimes como estelionato previdenciário e corrupção. Além disso, são acusados de inserir dados falsificados em sistemas oficiais.
Essa situação gera preocupação entre os beneficiários do INSS. A sociedade está em alerta quanto à proteção dos direitos previdenciários.
Fonte: Jovem Pan